FRETE GRATIS ACIMA DE R$199,90 (EXCETO NORTE E NORDESTE)
14981632525

Filtros

Limpar X

Shapes

Shape de skate: como escolher o equipamento e montar seu skate

Se você já viu alguém na rua ou em alguma pista andando sobre uma prancha (shape) com dois eixos (trucks), quatro rodas pequenas e saltando obstáculos, então você já teve um contato direto com o skate. O esporte radical foi criado nos anos 60 por surfistas da Califórnia que, cansados de esperar por ondas boas, colocaram rodas sobre pequenas pranchas parecidas com as de surfe. Desde então a prática se popularizou e tornou-se um símbolo de um esporte urbano e “underground”.
 

O QUE É SHAPE

Com a evolução do esporte, as pranchas parecidas com as de surfe foram substituídas por pranchas específicas para o esporte. Chamadas de “deck” nos EUA, por aqui nós chamamos de “shape de skate”. O equipamento parece simples, mas possui diferentes tamanhos, formatos e materiais que mudam de acordo com o estilo de cada indivíduo.
 

TAMANHO - SHAPE DE SKATE

O tamanho do shape é o mais importante: é a largura é medida por polegadas e, geralmente, varia entre 7,5 polegadas e 9 polegadas dependendo do modelo. O estilo que você anda (skate street, skate vertical ou skate park) interfere diretamente na escolha do seu deck: street, o estilo andado nas ruas e em pistas com obstáculos que simulam o ambiente urbano, exige shape estreito (entre 7,5 e 8 polegadas), que facilitam a rotação da prancha para a realização de manobras técnicas.

Shapes acima de 8 polegadas são mais recomendados para transições, pistas com as tradicionais rampas que simulam paredes curvas (half pipe, bowl, piscinas), pois geram mais estabilidade e equilíbrio. O comprimento do shape e a distância entre os trucks pode variar de acordo com uma determinada marca ou modelo mas é uma questão de preferência.
 

MATERIAL DO SHAPE

A maior parte dos shapes de skate são construídos com lâminas de madeira prensadas. Os melhores modelos são os fabricados em maple canadense, conhecidos como “shape maple”. Apesar do custo ser mais caro, é o de melhor qualidade e durabilidade. Existe também shape de plástico, utilizados em alguns modelos de skate infantil e nos modelos “cruiser” e “penny”, menores e mais velozes.

Todos os shapes contam com “nose” e “tail”.  O tail é a parte de trás da prancha, que possui uma leve curvatura, responsável pela pressão feita pelo pé de trás para dar o salto que inicia a maioria das manobras. O nose, curvatura igual na parte da frente do skate é tão importante quanto, pois ali pode ser realizadas manobras com bases invertidas (nollie e fakie).

Apesar de seus diversos modelos e diferenciações comprimento, largura e material, decidir qual shape comprar é uma decisão pessoal e que depende única e exclusivamente da adaptação do skatista. Na Willian Radical conta com diversos modelos que suprem todas as necessidades, do profissional ao amador.

Se no início era só uma brincadeira de um grupo de surfistas californianos, hoje o skate é coisa séria: a prática se tornou modalidade olímpica e estará presente nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O Brasil possui alguns dos principais atletas do mundo tanto no street, quanto no skate park e vertical, masculino e feminino. Aproveite para comprar skate montado ou monte seu skate com a Willian Radical: conheça nossos trucks de skate, rolamento de skate, rodas de skate e outros equipamentos de skate.

WhatsApp Chat